Pages

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TU ME AMAS?



João 21.15-25
É interessante perceber com quanta ênfase Jesus pergunta a Pedro a cerca de seu amor pelo Mestre. Jesus pergunta de forma contundente não porque Ele não sabia, mas para que o próprio apóstolo pudesse entender o significado deste amor.

Hoje em dia a concepção de amor é muito banalizada inclusive no meio cristão. A pergunta que Jesus fez a Pedro continua ecoando nos dias de hoje a cada um de nós. Cristo continua perguntando para mim e para você: TU ME AMAS? Mas qual o significado deste amar? Por que Jesus é tão enfático em perguntar isso para Pedro e por que não dizer para nós?

Jesus sabe que, para que possamos ser servos fieis a sua obra e receber algo de suas mãos para exercer como ministério, não se pode encontrar dúvidas em nós quanto ao nosso amor a Ele, e é preciso uma compreensão clara do que esse amor representa no nosso dia a dia.

1) O amor à Cristo contempla a doação

Quando Cristo nos amou através da cruz, e segundo Paulo, doando-se a morte e morte de cruz, ignorando o fato Dele mesmo ser Deus (FILIPENSES 2), Ele começa a nos ensinar que se não estamos dispostos a nos doar por amor ao nosso próximo nosso amor se torna insignificante. O amor que Deus espera de nós é um amor capaz de romper barreiras lingüísticas, étnicas, raciais e tantas outras barreiras colocadas a nossa frente. Este amor gera uma doação de nossas próprias vidas ao serviço do Reino de Deus, onde meu maior foco, minha maior atenção está em obedecer ao mandamento do mestre, fazendo através da unção de Cristo em meu ministério “discípulos de todas as nações”. O que nos mantém no foco ministerial de alcançar as nações, os povos com a graça e amor do Mestre nada mais é do que a compreensão do fato que ao amarmos a Cristo, nos doamos a Ele e a seu ministério de forma integral e desta forma somos convidados por Ele a Cuidar de suas ovelhas.

2) O amor à Cristo contempla um envolvimento comprometido

Amar a Cristo também deve nos remeter a um envolvimento comprometido com a sua causa e com aqueles que são frutos do amor de Deus. Amar não é um sentimento utópico como afirmam alguns, mais sim uma decisão concreta de trabalhar em prol daqueles que precisam ser alcançados por este amor. Em ATOS 11 a Igreja de Antioquia nos ensina acerca deste amor comprometido. Ao saber da fome que sobreviria na Judéia naquele tempo a Igreja DECIDIU, diz o texto, providenciar ajuda. Amar nada mais é do que estar comprometido em prover ajuda àqueles que são alvo do maravilhoso amor do Pai. A Igreja hoje é chamada para proclamar o amor, mas acima de tudo a vivenciar este amor provendo ajuda ao necessitado e salvação ao que está perdido. Somos chamados a amar e transformar nosso amor em ações práticas que irão transformar a história das pessoas que estão perto ou mesmo longe de nós.

Cristo hoje nos faz a mesma pergunta, esperando de nós doação total de nossas vidas a seu Reino e àqueles que são alvos do seu amor, ele nos convoca a amá-lo de forma tal que possamos ser convidados por ele a servos fiéis ao ministério que Ele tem dado em nossas mãos!

1 comentários:

Em Defesa dos Políticos disse...

Família abençoada o texto nos leva há uma reflexão bíblica muito coerente para o tempo em que vivemos.
Que Deus continue lhes usando para escrever reflexões Cristocêntricas e necessárias.